RESUMO SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Devido a biodiversidade de seres vivos na terra ser imensa não é possível estudar detalhadamente cada ser vivo, por isso que ao longo da história muitos estudiosos buscaram formas de facilitar o estudo das diferentes espécies. Assim os pesquisadores formavam pequenos grupos de acordo com as semelhanças apresentadas por indivíduos e dessa forma foi possível estabelecer uma ordem hierarquica.

A primera tentantativa oficial de classificação foi a de Aristóteles que usou critérios simple como a cor do sangue e o modo de locomoção para agrupar cerca de 512 espécies sendo que o seres ficaram divididos em: aquáticos, aéreos e terretres e de acordo com a cor sangue foram divididos em dois grupos: animais com sangue e os sem sangue. apesar dessa classificação não ter progedido, satisfez as necessidades da época.

A primeira tentativa de classificação que se tem conhecimento foi feita por Aristóteles (384a.c- 322a.c ).Utilizando critérios simples como a cor do sangue e o modo de locomoção classificou cerca de 512 espécie. Esta classificação não englobou todos os seres vivos por quê a cada observação da natrureza descobria-se novos seres e estes fugiam as regras utilizadas por Aristóteles.

Teofrasto(379a.c ) foi um discípulo de Aristóteles que classificou as plantas em arbustos, árvores e ervas baseado principalmente na importância das mesma para a medicina, o tamanho dentre outros.

Lineu ( Karl vón Linné 1735 ) – foi um médico e naturalista botânico que criou e escreveu em seu Livro ”Systema Naturae” um sistema classificou todos os seres vivos. Além dividir os seres viovs em categorias taxionômicas de acordo com as semelhaças apresentadas pelos indivíduos classificados, Lineu também criou regras para que outros naturalistas classificar. Seu sistema classificatório englobou todos os seres vivos em dois grandes reinos: animal e vegetal, sendo que estes reinos possuíam subdivisões chegando á unidade padrão de sua classificação que era a ”espécie”. Esta categoria é composta por seres que ao cruzarem entre si geram descentes férteis. O sistem de Lineu era assim suddividido: Reino, Classe, Ordem, Gênero e Espécie. As regras de classificação criadas por Lineu foram: classificar em latim e assim evitar confusões com outras líguas e pesquisadores; determinar que cada ser deveria no mínimo possuir dois nomes, sendo que o primeiro era referente ao Gênero de

veria ser escrito com inicial maiúscula, e o segundo refente à espécie deveria ser escrito com inicial minúscula. A classifcação de Robert Whittaker-elevou os fungos a uma categoria e dividiu todos os seres em cinco grandes reinos. A taxionomia ou sistemática é ciencia que estuda e classifica os seres vivos. A classificação de Ernest Heinch Haecher- dectectou a diferenças entre os seres procariontes e criou o reino protista. O Fixismo defendia que os sres não passavam por modificações era defendida po Alferd wegener. As atuai classificações buscam deixar os seres vivos agrupados em três super-reinos que são Arquea, Eucaria e Bacteria. No entanto a classificação em cinco reinos é muito utilizada.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: