Classificação dos Seres Vivos – Histórico

Classificar é o mesmo que agrupar de acodo com as semelhanças apresentadas entre as entidades classificadas o mais díficil é conseguir encontrar um método que agrupe de forma geral toda essa diversidade da terra, pois em todas as regiões do planeta encontra-se seres que se adaptam e consegue viver, assim há seres vivos que vivem na água, terra, ar e muitas vezes nascem em um ambiente e sobrevive em um outro.

Ao longo da história muitas pessoas tentaram criar um sistema classificatório que incluísse todos os seres. Nosssos ancestrais classificava de forma muito simples, pois diferenciavam os animais domesticáveis e animais selvagens; as frutas doces,azedos e amargos; solos férteis e improdutivos dentre outras. Apesar desta classificação satisfazer as necessidades no momento era uma forma simples que para um estudo aprofundado, ou seja, não tinha importância cientificamente por isso os estudiosos buscaram ao longo da história, classificaçar dos seres vivos veja na lista abaixo:

400 a 300 a.C. – Aristóteles    foi um importante filósofo e estudiosos da natureza.  Foi também o primeiro a buscar formas de classificar os seres vivos. O crítério usado foiu a cor do sangue e esta classificação reuniu cerca de 512 espécies, devido surgir vários seres que não se agrupava à esta classificação, o sistema de Aristóteles declinou poucos anos depois.1758 – Fixismo – foi uma corrente de pessadores lideradas pelo  naturalista françês Georges Cuvier. Estes defendiam que os seres vivos  tinham sido criadas por um ”Ser  divino”  e permaneciam imutáveis imutáveis ao longo de toda sua existência.

 1735 -Karl vón Linné– foi um médico e botânico que agrupou todos seres vivos em um único sistema de classificação. Seus trabalhos foram importantes por que além de classificar os seres Lineu criou regras para que outros também classificassem. Os principais critérios adotados foram: cada ser deveria no mínimo possuir dois nomes e estes nomes deveria ser escristos em latim. A utilização do ”latim” foi para evitar confusões entre os pesquisadores de diferentes paises como acontece com os nomes populares que um mesmo nome é utilizado por várias pessoas.  De acordo com estes critérios Lineu agrupou os todos os seres em dois grandes grupos: animal e vegetais, sendo que estes reinos eram divididos em categorias menores que eram formadas por indivíduos que apresentavam semelhanças em comum sendo que a unidade padrão para a classificação era a espécie ”composta por seres que ao cruzarem entre si geram descentes férteis”. Na classificação lineana os seres ficaram dividos assim: Reino, Classe, Ordem, Gênero e Espécie.  Uma das principais modificações feitas a este sistema foi em 1969, quando o americano Whittaker acrescentou mais duas categorias (Filo e Família ) deixando o sistema com sete categorias que são elas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. 

1859 – Charles Darwinm– foi um naturalista britânico que descobriu e explicou a evolução dos seres. Com as descobertas de Danwin outras teorias foram extintas, pois suas pesquisas eram tão verdadeiras que a partir daí a comunidade científica passou a basea-se totalmente nas pesquiosa e teorias desenvolvidas por Darvin e atualmente os estudos sobre os seres vivos ainda continuam baseados nas descobertas deste tão polêmico pesquisador.

1969 – R. H. Wittaker– foi um  naturalista americano que fez algumas modificações nos sistemas de classificação criados por seus anteriores. A principal modificação foi em 1969, quando elevou os fungos a um reino específico e também alterou o nome do reino de Protoctista para Protista, mesmo desobedecendo a Lei da Prioridade, essa modificação facilita a diferenciação entre o reino e os organismos unicelulares. Após essa modificação todos os seres vivos do planeta ficaram divididos em cinco grandes Reinos: Monera, Protista, Metazoa, Metaphita e Fungi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: